domingo, 2 de setembro de 2012

CONVIVÊNCIA COM PERDAS


CONVIVENCIA COM AS PERDAS


Existem muitas coisas em nossas vidas em que nos baseamos em fatos ocorridos e tem muitas coisas que aprendemos através de ensinamentos nas faculdades e livros, contudo não somos suficientemente capazes de informar a qualquer um a respeito de como vamos agir a respeito de como poderemos agir no momento que acontecer alguma, pois mesmo que tenhamos aprendido a respeito, não aprendemos o resultado das emoções.

Porque devemos amar a Deus sobre todas as coisasVejamos a respeito de ganhos e perdas, quando ganhamos alguma coisa que talvez estivemos esperando a reação é completamente diferente de quando somos pegos de surpresa, pessoas tem reações diferenciadas, umas pulam outras riem com muita intensidade.
Vejamos o caso inverso, quando acontece uma perda. Onde muitos perdem algo que amam muito, ou alguém muito importante em sua vida, dependendo de seu estado emocional ou apoio, a pessoa se torna com uma tristeza incontrolável, um sentimento de inutilidade, vontade de ter poderes sobre humanos, ou até mesmo uma máquina do tempo, ou uma formula da imortalidade, enfim, sensações incompreensíveis.
Perda no coração do ser humano é algo que não tem explicação lógica, muitos até mesmo passam muito tempo se preparando para que em algum momento isso possa ocorrer e até mesmo fazem planos e metodologias de como agir, contudo no momento do acontecido o máximo que acontece é uma interpretação ou uma atuação inexpressiva do real, mas camuflada no intimo, tentando esconder ou mostrar um pseudopreparo para o fato.

Pergunta de fato: reagir de que forma?
Mas a resposta é uma só, temos que criar um tempo (que não seja longo) para conformar-se com a perda, não deixar que isso se torne uma pedra que segure ao passado e, se possível, transformar a ausência em um misto de boa saudade ou um pensamento frutífero do aprendizado quando ainda da existência daquilo em mãos.
Aprender com Jesus que diz na Bíblia no livro MATEUS, cap. 22, vv. 34 a 40 "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos."

Se me perguntar o que isso tem haver com perda?

Resposta é simples, pois se amas a Deus acima de todas as coisas, vai aprender que tudo foi feito por Deus para que tenhamos vida boa como diz na Bíblia no livro Colossenses 1:16  Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.”

Nesse caso quando temos algo em nossas mãos temos que cuidar bem, da natureza e tudo mais, pois apesar dos cientistas serem contra Deus, mas O Eterno Criador que deu sabedoria a todos inventores afim de que fossem criadas maravilhas tecnológicas para usarmos. E quando cuidamos bem de algo que nos foi presenteado, ou até mesmo conquistado, estamos de uma certa forma honrado Ao Eterno Deus Criador de tudo.


E em segundo lugar amar o próximo, estamos fazendo uma conexão de relacionamento, no qual dever perdurar, mas para isso acontecer temos que cuidar das pessoas que estão ao nosso redor, não perder o contato, pois a perda nesse caso causa sempre dores maiores e muitas vezes sem curativos.
Sei muito bem que o cotidiano nos faz ficarmos afastados de pessoas queridas, mas que isso não seja uma desculpa para não entrar em contato com parentes e amigos, isso que nos faz ficarmos mais reconfortáveis em momentos de perdas. Pelo simples fato de não pesar no coração a sua ausência e que, por mais que você não pudesse fazer nada, mas estava perto, pois a presença fala mais que mil palavras.
Então não seja um tolo, AME com mais intensidade as pessoas.

Aproveite e ligue para aqueles com quem você não fala por muito tempo. Não ligue para o que falam mal das pessoas, pois todos erram e pecam, nenhum é santo, mas sempre buscam a santidade em sua maior intensidade, não perca tempo com futilidades e julgamentos tolos, nem sempre o que parece é! Converse com o seu familiar ou amigo que esta longe, sobretudo, AME E DEIXE SER AMADO.

Deus abençoe a todos!